Instituto Pensar - Começa julgamento de acusados pelo ataque ao Charlie Hebdo

Começa julgamento de acusados pelo ataque ao Charlie Hebdo

por: Nathalia Bignon


Foto: Reprodução

Começou nesta quarta-feira (2), em Paris, o julgamento dos 14 acusados de participação no atentado à redação do jornal satírico francês Charlie Hebdo, que resultou na morte de 17 pessoas. Cinco anos após o massacre, o caso que ganhou repercussão mundial após milhares de pessoas se unirem em defesa da liberdade de expressão e artística promete dar fim ao trágico enredo que marcou o início de uma série de atentados islâmicos na França.

Alvo de ameaças terroristas em razão dos desenhos com caricaturas do profeta Maomé, foi em 7 de janeiro de 2015 que os irmãos Said e Cherif Kouachi invadiram a sede do semanário no 11º arrondissement de Paris munidos com Kalashnikovs. Eles abriram fogo contra jornalistas e desenhistas que estavam em uma reunião. Onze pessoas foram mortas. Durante a fuga, os dois acusados atingiram um policial na rua.

No dia seguinte, Amédy Coulibay, um homem que era próximo dos irmaos Kouachi, matou uma outra policial em Montrouge, no subúrbio de Paris. Em seguida, ele invadiu um supermercado judeu em Vincennes, no leste da capital, onde mais quatro pessoas foram assassinadas.

Os três terroristas foram mortos pelas forças de segurança. Os irmãos Kouachi foram atingidos em uma gráfica no subúrbio de Paris, onde tinham se escondido. Coulibaly morreu na mercearia judaica.

?Vingança?

Enquanto os irmãos ainda mantinham reféns na gráfica, jornalistas do canal francês BFMTV telefonaram para o local e foram atendidos pelos terroristas. Na conversa, divulgada após o fim da operação policial, eles admitiam os ataques e afirmavam ter agido por vingança.

"Nós somos defensores do profeta. Não matamos ninguém. Se alguém ofender o profeta, então não há problema, nós podemos matá-lo. Nós não matamos mulheres. Não somos como vocês. Vocês são aqueles que matam mulheres e crianças na Síria, no Iraque e no Afeganistão. Não somos assim. Temos um código de honra no Islã. [?] Buscamos vingança?.

A representação de profetas é proibida pelo islã sunita e ridicularizar ou insultar Maomé é passível de pena de morte, segundo a religião.

Ataques posteriores

Em novembro daquele ano, a França assistiu a mais dois ataques terroristas simultâneos, um na casa de shows Bataclã e outro no Stade de France, nos arredores da capital francesa, provocando 130 mortes e mais de 350 feridos.

Julgamento

Com previsão de ser concluído em meados de novembro, o caso pretende levar alguns de seus condenados à prisão perpétua. A maioria deve pegar penas de até 20 anos de prisão, acreditam juristas que acompanham o caso, mas a grande dificuldade será provar qual a responsabilidade de cada um nos atos, já que os principais acusados estão ausentes. Os réus são acusados de dar apoio logístico, financeiro e material aos autores dos ataques.

No total, serão ouvidas 144 testemunhas e 14 especialistas no tribunal. A advogada de defesa dos acusados, Safya Akorri, afirma que o processo ocorre para satisfazer a mídia e a sociedade. "É uma cicatriz extremamente profunda para toda a sociedade francesa.?

Comoção

Pouco dias após o atentado, cerca de 3 milhões de pessoas foram às ruas por toda a França para expressar solidariedade ao Charlie Hebdo e protestar pelo direito à liberdade de expressão ? além de mais de 40 chefes de Estado e de governo de todo o mundo que participaram da manifestação "Je suis Charlie", em Paris.

A manifestação do dia 11 de janeiro de 2015 não foi movida apenas pelo desejo de reforçar a importância da liberdade de expressão, mas também pela esperança de uma nova união na sociedade. Marches républicaines ? ou marchas republicanas ? foi como os franceses batizaram suas marchas de protesto. Por trás delas, havia a esperança de uma França coesa, na qual a população estivesse unida, sentimento que permanece pendente até os dias de hoje.

Desfecho para os sobreviventes

O processo também é crucial para as vítimas. Muitas esperam que a justiça seja feita e aguardam com ansiedade os 49 dias de audiência para tentar deixar para trás o drama. Muitos sobreviventes vão prestar depoimento. Entre eles, Lilian Lepère, um jovem que ficou oito horas e meia debaixo de uma pia, sem se mexer, na gráfica onde os irmãos Koachi se esconderam antes de serem mortos pelas forças policiais.

"Ele espera que, com esse processo, a Justiça seja feita para ele e outras vítimas. Ele foi a última pessoa a ter ouvido os irmãos Kouachi quando ainda estavam vivos. Seu depoimento é importante para reconstituir os fatos e por isso ele aceitou a convocação da justiça. Não é alguém que queria se tornar famoso?, declarou seu advogado, Antoine Casubolo Ferro, à RFI.

Para marcar o início do julgamento, o Charlie Hebdo publicou novamente as caricaturas na edição que chegou nesta quarta (2) às bancas.

Com informações da Deutsche Welle, FolhaPress, RFI e G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: